Educação Holística é pôr em Acção o Amor

com Sem comentários

Educar é semear com sabedoria e colher com paciênciaAugusto Cury

O futuro da educação passa pelas redes sociais e não pelas escolas…Mark Zuckerberg

Tempo é ArteDr. José Argüelles

Tenho em mim todos os sonhos do MundoFernando Pessoa

O dia da criança acontece no mês de Junho, mês do Amor e da força da Natureza, estamos também em 2012 e muitas questões nos surgem neste limiar do Novo Tempo.

Vivemos momentos de questionamento profundos na busca de chaves para ajudarmos as crianças e os jovens no seu crescimento saudável, equilibrado e harmonioso.

É o momento de fazermos uso da inteligência e da coragem para mudarmos muita coisa relacionada com a cultura, tradição e hábitos que em nada ajudam na educação das crianças de hoje, que serão os adultos daqui a 10, 15 ou mesmo 20 anos. E como será o Mundo nessa altura? Que transformações ocorrerão até lá?!

Educação HolisticaChegou a hora de ousarmos dar um passo a mais no caminho, sem medo, confiando em nós mesmos e determinados a ser únicos e diferentes, fazendo a diferença. Chegou a altura de cada um se assumir tal qual é. Viver a Nova Era é ter coragem para se enfrentar a si mesmo, questionando-se internamente, aprendendo a lidar com as suas sombras (seus maus hábitos ou vícios), quaisquer que sejam elas, sem recriminações mas com a determinação de as superar.

Este momento é de grande oportunidade para o aperfeiçoamento de si mesmo, não basta apenas constatar que chegou a hora da verdade e da mudança, é necessário vivenciar na prática essa realidade, no seu dia-a-dia e em unidade com os outros. Porque quando esta coragem falta imediatamente se ressentem as crianças. Elas são o espelho da sociedade e destabilizam-se sempre que entramos em desarmonia e/ou crise.

Será por esse motivo que tantas crianças no mundo sofrem discriminação, violência e são sujeitas a medicações psicotrópicas?

Tenhamos a coragem para nos questionarmos perante certas atitudes, que não condizem com o nosso ser real e façamos a correcção necessária, o mais rápido possível. Cada ser humano que vive neste momento no planeta está vivenciando momentos únicos de verdade, transparência e de grande purificação de emoções, principalmente de instintos inferiores, para que não haja sintonia com energias baixas, o que dificulta uma visão mais elevada do AMOR.

Pôr em acção o Amor é viver com as crianças em harmonia, mas mais que isso requer uma mudança colectiva da competição para a cooperação e com vista à co-criação. Para isso comecemos por compreender a sua maneira de ser e vamos assumir uma postura condizente com o seu ser puro, autêntico e verdadeiro.

Procuremos ter o domínio sobre o nosso próprio ser e a nossa própria vida. Não nos deixemos enganar pelos meios de comunicação… sabendo o que realmente se quer da vida e tomando a decisão de seguir em frente numa atitude de serviço, sem medo de receber um sim ou um não, mas buscando tudo o que possa preenchê-lo de Amor e Luz, sendo um farol iluminando a todos à sua volta e ao mundo inteiro. Só assim as crianças voltarão a ser crianças: doces, serenas e amorosas!

O planeta, não está em crise, nem está a morrer, ele está simplesmente a passar por um processo de transformação e purificação global e tudo o que impedir a manifestação da luz, não fará mais sentido. E as crianças estão aí para nos ajudar a andar na linha… porquê? Porque a criança é uma grande actriz que actua representando como num palco a mente de seus pais….

Chegou o momento de entrar em sintonia com a sua verdade interior, não com medo de deixar o planeta, ou do que possa vir a acontecer, mas simplesmente porque é hora de assumir a sinceridade consigo mesmo e porque todos nós também fazemos parte dessa grande purificação, e toda a nossa essência grita por Luz e Amor.

Não perca mais tempo com inutilidades e futilidades e olhe mais para o interior de si mesmo, tratando de si próprio como se cuida de uma planta rara e única no Universo, como dizia o Principezinho de Saint Exupery, tendo em conta que tem uma alma, pura e delicada que precisa atenção e os seus amigos, familiares, conhecidos…também têm uma…

Ao fazê-lo cuidará também das suas crianças e de todos os seres que consigo habitam este planeta. Descubra qual a forma de se auto-realizar; concentre-se na certeza de ver florescer o que plantou e crie uma estratégia para dar início a algo único e maravilhoso, que existe em si desde sempre, mas talvez nunca tenha sido alimentado, cuidado, desenvolvido com esmero.

Porque hoje é o dia perfeito e a melhor oportunidade, não deixe para amanhã e semeie hoje mesmo a sua sementinha de Amor, a mais rara e preciosa, e plante-a com a consciência de quem sabe o que “planta” e o que quer que nasça e não se esqueça de “regar” com muito cuidado e delicadeza, pois esse é um grande segredo – dar a devida atenção: através da meditação, do serviço, da humildade. Essa é também a grande Pedagogia da Nova Era.

Temos de deixar de ser educadores para passarmos a ser Educamores, ou seja passando a educar com amor. Este é o lema do 3º Milénio. E só consegue educar com amor quem vive em Amor e por Amor cuidando da sua delicada flor…

Qual é o caminho a seguir para se obter sucesso com as nossas crianças?

Neste momento é só observarem-se os sinais. Eles estão todos entre nós e à nossa disposição, indicando o caminho. Harmonize-se com o seu lado de luz, beleza e alegria colocando a arte na sua vida. As nossas crianças entendem melhor a linguagem do belo, que estimula o nosso hemisfério cerebral direito e nos tranquiliza e as encanta.

Faça tudo com a maior sabedoria interior, pois só a inteligência dessa sua sabedoria interior o poderá levar mais além do seu ponto de vista limitado, do seu pequeno quintal de ideias fixas e repetitivas. Isso é velha energia e destabiliza as crianças que vivem à sua volta, sobretudo destabiliza a sua criança interior.

Quando se busca o aperfeiçoamento e desejo de dar grandes passos pode criar-se ansiedade para alcançar o melhor para si mesmo e assim, externamente, uma tendência à agitação e movimentação, o que o conduz à pura dispersão. Vivemos em sociedades hiperactivas com défice de atenção e as crianças apenas se limitam a imitar o que vêem e sentem ao seu redor.

Então, quando perceber que está a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pare por uns instantes e respire fundo, sintonize o seu coração, acalme-o, apazigúe-o e concentrar-se nele. Lembre-se de que o segredo é a ter serenidade interior. Procure manter o pensamento centrado na sua essência que é pura e divina, principalmente quando a sua mente estiver bastante activa recebendo demasiada informação ao mesmo tempo.

As oscilações podem levar a variações de humor, então, estabilize o seu lado emocional equilibrando-se interiormente, nutrindo-se de pensamentos que o elevem a um estado de paz e serenidade. Assim conseguirá sentir e irradiar Luz e Amor.

Tudo está na mais perfeita harmonia na Natureza, as confusões são fruto da nossa visão distorcida, que manifesta o lado sombra de todo o ser, porém, ele é uma ilusão criada por nós e só existe porque aceitámos vivenciá-lo. Então, se cada um olhar, com os olhos da beleza e da harmonia, seremos todos juntos capazes de transformar as sombras do planeta em pura LUZ.

Mas se ao contrário, ficarmos sintonizados na sombra, só ajudará a fortalecê-la inundando completamente o planeta de obscuridade. Pense na sua responsabilidade para com o aumento das sombras no planeta e faça a sua grande e profunda mudança, para se desapegar de velhos hábitos e formas negativas de pensamento, impostas por uma sociedade que já está ultrapassada, caduca e moribunda (Velha Energia!) tentando, desesperadamente, sobreviver impondo aos olhos humanos cenas absurdas de todo o tipo de violência, crise e corrupção.

Mantenha a mente sintonizada na beleza das cores de um simples Arco-íris. Siga o Sincronário da Paz, sintonizando-se com a Harmonia do Universo porque a Nova Era está já aí e suspira pelo amanhecer da Harmonia e União de todos os corações humanos. Evite noticiários, conversas ou pensamentos sobre violência ou desordem. Transcenda a sua própria sabedoria e active a sua grande busca através da percepção da beleza por trás de cada detalhe perfeito, em cada coisa, no Planeta, na Natureza e no Universo. Porque quando um ser muda, o mundo muda e melhora… e as nossas crianças sorriem e são mais felizes!

O mundo das crianças não é fantasia ou tontaria, nem sonho e muito menos pura imaginação. Como dizia Fernando Pessoa: o mundo do sonho, da imaginação, da intuição não são distracções vãs e doentias das crianças, são a iniciação à poesia, numa palavra elas são a iniciação à Vida!

Na Casa Índigo fazemos com pais, professores e crianças este caminhar em direcção à Luz focalizando-nos no Coração, porque chegou o momento activar o verdadeiro Amor que é incondicional, deixando as crianças ser Crianças: sonhar, brincar, intuir, imaginar, criar… Este é o seu Mundo Perfeito… é o Universo Psicológico da Infância! Um mundo maravilhoso de Luzes coloridas e brilhantes que quando activado mudará definitivamente o nosso Planeta. Isto é pôr em acção o AMOR.

Tereza Guerra

Subscreva a nossa newsletter