Teresa Costa

Teresa Costa

Kin: 142: Vento Cristal Branco

Licenciada no Curso de Educadores de Infância desde 1994 na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich exercendo actualmente a minha profissão numa IPSS na qual, também já exerci quatro anos de coordenação pedagógica.

De 2001 a 2003 frequentei o Curso de Complemento de Formação Cientifica e Pedagógica para Educadores de Infância, no domínio de especialização de Educação de Adultos e Animação Comunitária.

No yoga encontrei um sentido para a minha vida e através dele pretendo dar uma nova direcção á minha carreira, colocando o meu amor ao serviço do yoga. Praticante desta actividade desde há oito ano, senti dentro de mim, ao fim de quatro anos, uma enorme convicção de que este iria ser o meu caminho e através dele poderia ajudar outras pessoas. Decidi, então, dedicar-me ao estudo e á prática desta disciplina, psicológica, fisiológica e espiritual e em 2008 ingressei no 1º Curso de Professor de Yoga e Yoga Terapeuta ministrado pela Associação Europeia de Terapias Orientais, orientado pelo Prof. Paulo Hayes, tendo concluído esta formação em 2011. Nesta associação fiz também, o curso de Especialista em Stress, Ansiedade e Depressão. Estou, também, interessada em fazer um curso de especialização na área da yoga terapia para a doença do cancro.

Através desta associação tenho participado em retiros de meditação com o objectivo de poder vir a encontrar a estrada para o auto conhecimento.

Como complemento do meu trabalho yoguico vou participar em outros cursos ministrados por esta associação dos quais saliento: o curso de Reflexologia e Indian Head Massage (uma outra alternativa para todos aqueles que queiram reduzir o stress do corpo e da mente estabilizando este binómio).

Estive presente num Workshop sobre o tema: Yoga Clássico – orientado pelo Dr. Artour Malinine.

Durante este período tenho dado aulas de Hatha Yoga para jovens e adultos na Casa Índigo e, numa fase posterior, comecei a desenvolver um trabalho de yoga para crianças. Oriento as minhas aulas levando os alunos a não esquecerem o objectivo a que a prática do yoga se propõe – um meio de alcançar a harmonia dentro de si mesmos e na relação com o meio ambiente.

Como acredito que a teoria é importante, mas só faz sentido quando validado pela experiência pessoal, o meu objectivo enquanto professora é levar o yoga aos mais diferentes tipos de pessoas: crianças, jovens, adultos, idosos, grávidas etc. porque acredito ser este o trabalho de um professor de yoga: o de semeador.

Desejo a todos:
Muita Paz, Alegria e Amor na vossa caminhada pela vida…