Chi-Kung

Somos um Todo, um sistema energético no qual corpo/emoção/mente/espírito articulam-se e são perpassados pelo Chi.

Lúcia Borges - Chi Kung

Chi-Kung quer dizer a arte de manipular o Chi com êxito e é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa. É muito útil para a protecção da saúde e para o tratamento de doenças.

De inspiração taoista em grande parte, considera o nosso corpo não apenas de um ponto de vista físico-orgânico mas sobretudo energético-espiritual. A saúde depende da condição da nossa energia que deve estar equilibrada, fluente, com devida qualidade e bom volume. Um bom funcionamento dos órgãos internos gera boas emoções. Uma mente calma fortalece este bom funcionamento. O corpo vibra num nível energético mais subtil favorecendo a circulação do Chi por todo o sistema.

Saúde é circulação de energia.

O Chi-Kung considera que a base da saúde é a livre circulação de energia por todos os nossos meridianos e órgãos. Valoriza uma prática respiratória correcta que em conjunto com movimentos suaves e a mente concentrada permitem um trabalho efectivo de regulação energética.

Para o Chi-Kung as pessoas estão em harmonia com a natureza e são um canal de energia entre o céu e a terra. “Alimentamo-nos” dessas forças e eliminamos energias “impuras” para a natureza que as recicla. Naturalmente buscamos o equilíbrio dessas 2 forças cujo livre fluir é a base da saúde. A prática do Chi-Kung é a consagração desses princípios que se quebrados geram desequilíbrio-doença.

O sopro que nos dá vida e nos coloca em conexão, unidos com a natureza e com o universo – o Chi.

O Chi-Kung é anterior ao surgimento da escrita e teve origem na imitação dos movimentos dos animais e na celebração dos processos da natureza: “A inalação e a exalação ajudam a tirar-nos o cansaço e a porem-nos frescos. Movermo-nos como um urso e expandirmo-nos como um pássaro resulta em longevidade” (Chuang Tseu- taoista) No Clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo (221 a.C.) são expostos de forma sistemática os princípios do Chi-Kung e entre vários pontos destaca-se a importância da respiração: “Quando se está completamente à vontade, liberto de desejos e ambições, normaliza-se a energia genuína e concentra-se a mente. Como é possível, neste estado, entrar a doença?…Expire e inspire a essência Chi, concentre o espírito para ficar com uma mente sã, os músculos e a carne, tudo unido como uno”.

O Chi-kung a impor-se cada vez mais enquanto prática terapêutica e a reafirmar suas raízes espirituais taoistas

Ao longo da história da China o Chi-Kung veio sendo utilizado enquanto uma prática terapêutica em conjunto com outras técnicas da medicina tradicional. Devido às características histórico-culturais deste país, a transmissão dessa prática era feita de forma tradicional, pessoalmente e muitas vezes em sigilo. Mais recentemente em pesquisa feita pelo governo foram listadas cerca de 8oo formas de Chi-Kung. A despeito dos esforços feitos pelas autoridades de saúde para uma maior sistematização desta prática é de se ressaltar a sua natureza singular em que para além de conhecimentos padronizados sobre a matéria importa a vivência sempre ímpar do praticante e da inevitável contribuição disto na sua formação.

O Chi-Kung tem vindo a se impor cada vez mais como uma das principais terapias das doenças crónicas, inclusive em hospitais, e sido alvo de mais e mais investigações científicas. No Ocidente o Chi-Kung tem tido cada vez mais difusão seguindo os passos da acupunctura e das artes marciais. Contudo nem sempre é entendido correctamente dada as diferenças culturais existentes entre o ocidente e o oriente e a uma certa política de difusão destas práticas que as limitou a uma visão mais materialista. Um conhecimento mais profundo e genuíno destas práticas tradicionais tem revelado cada vez mais as suas raízes espirituais taoistas, conferindo-lhes uma dimensão holística.

Benefícios:

  • Aumenta o bem-estar em geral;
  • É maior a vitalidade;
  • Melhora a digestão e a circulação;
  • Aumenta a resistência às doenças;
  • Diminui a fadiga;
  • Aumenta a auto-confiança;
  • Melhora a capacidade de relaxamento;
  • Aumenta a tolerância e a paciência;
  • Desenvolve a coragem; e
  • Desenvolve as virtudes do espírito e, a longo prazo, promove a longevidade.
  • Horários: Quintas-feiras das 18:30 às 19:30 horas, só por marcação
  • Investimento: € 30 sessão individual, treino personalizado
  • Ligue para: 21 442 0197
  • Dinamização:
  • Categorias: ,